A Festa Junina é um evento popular realizado todos os anos durante o mês de junho ou julho. Ela sugere muita animação, música caipira e também uma série de pratos típicos que variam entre doces e salgados.
Para entrar no clima da festança os participantes da festa se vestem a caráter. Os homens costumam usar camisa xadrez, calça jeans com retalhos coloridos como se fossem remendos das calças, chapéu de palha, bota e um bigode.
Já as mulheres usam vestidos de estampas florais com babados e rendas, cabelo dividido em duas tranças e amarrado com fita, chapéu de palha, batom e sardas desenhadas na bochecha.
A decoração da festa é feita com bandeirinhas coloridas, confeccionadas com folhas de papel de seda ou cartolina de diversas cores ou até, as mais originais, são as bandeirinhas de jornal ou folhas de revistas coloridas.
A quadrilha, de origem inglesa que chegou à França e se popularizou nas cortes européias nos séculos XIV e XV, foi introduzida no Brasil pelos colonos portugueses, tendo grande incentivo com a vinda da Família Real. Na quadrilha, a dança tem várias evoluções e passos, sempre em duplas.
A música tradicional da quadrilha é basicamente o forró, mas como nosso país é muito grande, existem variações no ritmo da música em cada região. Existem muitas outras danças típicas de festas juninas como o fandango, lundu, cateretê entre outras.
Historicamente as comidas da festa junina são relacionadas com a produção agrícola da época da festa. As comidas normalmente são arroz-doce, canjica, cocadinhas, bolo de fubá, docinhos de amendoim, pipoca, milho cozido, pinhão, etc.
0 comentários:
Postar um comentário