- Frequentar a escola regular
e pontualmente, realizando os esforços necessários para progredir nas diversas
áreas de sua educação;
- Estar preparado para as
aulas e manter adequadamente livros e demais materiais escolares de uso pessoal
ou comum coletivo;
- Observar as disposições
vigentes sobre entrada e saída das classes e demais dependências da escola;
- O aluno que apresentar
problemas fisiológicos que necessite sair com maior frequência de sala de aula
a família deverá informar a direção da escola e ao professor justificando
através de um atestado médico;
- Ser respeitoso para com
colegas, diretores, professores, funcionários e colaboradores da escola,
independentemente de idade, sexo, raça, cor, credo, religião, origem social,
nacionalidade, condição física ou emocional, deficiências, estado civil,
orientação sexual ou crenças políticas;
- Contribuir para a criação e
manutenção de um ambiente de aprendizagem colaborativo e seguro, que garanta o
direito de todos os alunos de estudar e aprender;
- Abster-se de condutas que
neguem, ameacem ou de alguma forma interfiram negativamente no livre exercício
dos direitos dos membros da comunidade escolar;
- Respeitar e cuidar do
prédio, equipamentos, ajudando a preservá-los e respeitando a propriedade
alheia, pública ou privada;
- Compartilhar com a direção
da escola informações sobre questões que possam colocar em risco a saúde, a
segurança e o bem estar da comunidade escolar;
- Utilizar meios pacíficos na
resolução de conflitos;
- O aluno deverá se apresentar
para as aulas devidamente uniformizado, caso não tenha condições de adquirir o
uniforme, deverá conversar com a direção da escola justificando. A escola
irá emprestar ao aluno a parte do uniforme que estiver
faltando para que o mesmo assista as aulas uniformizado.
FICA PROIBIDO NO ESPAÇO
ESCOLAR
-
O uso ou manuseio de bebidas alcoólicas, drogas lícitas e
ilícitas, substâncias tóxicas e armas;
- Guloseimas, refrigerantes,
ou outros alimentos que não contribuem para a boa saúde do aluno, lembrando que
a escola fornece uma alimentação equilibrada e com orientação nutricional;
- Ausentar-se das aulas ou do
prédio escolar, sem prévia justificativa ou autorização da direção ou dos
professores da escola;
- Ter acesso, circular ou
permanente em locais restritos do espaço escolar, tais como: direção,
secretaria, sala dos professores...
- Para evitarmos qualquer tipo
de contaminação ou acidentes (transtornos)em sala de aula tais como derramar
água nos materiais fica proibido trazer garrafinhas com água para dentro de
sala já que a escola possui 2 bebedouros com água filtrada a disposição das
crianças;
- Utilizar, em sala de aula ou
demais locais de aprendizado escolar, equipamentos eletrônicos como telefones
celulares, jogos portáteis, tocadores de música ou outros dispositivos de
comunicação e entretenimento que perturbem o ambiente escolar ou prejudiquem o
aprendizado;
- O uso de telefones celulares
fica proibido em sala de aula ou demais locais de aprendizado escolar.Todos os
alunos serão informados das normas no início do ano letivo. Se o aluno
desrespeitar as normas estipuladas poderá
na primeira vez o aparelho ficar retido um dia sendo devolvido ao aluno
após uma conversa para relembrar as normas, na segunda vez o aparelho ficará
retido por dois dias sendo entregue somente ao responsável pelo aluno; se
acontecer uma terceira vez o aparelho
ficará retido por uma semana sendo entregue somente ao responsável; a partir da
quarta vez o aparelho será retido até o último dia de aula.
- Ocupar-se durante a aula, de
qualquer atividade que lhe seja alheia;
- Comportar-se de maneira a
perturbar o processo educativo, como, por exemplo, fazendo barulho excessivo em
classe, na biblioteca ou nos corredores da escola;
- Desrespeitar, desacatar ou
afrontar diretores, professores,funcionários ou colaboradores da escola;
- Não será liberado durante o
período de aula o aluno menor de dezoito anos sem a presença do responsável;
- Fumar cigarros, charutos ou
derivados dentro da escola;
- Comparecer á escola sob
efeito de substâncias nocivas à saúde e à convivência social;
- Expor ou distribuir
materiais dentro do estabelecimento escolar que violem as normas ou políticas
oficialmente definidas pela Secretaria Estadual da Educação ou pela escola;
- Exibir ou distribuir textos,
literatura ou materiais difamatórios, racistas ou preconceitos, incluindo a
exibição dos referidos materiais na internet;
- Acessar a conteúdo não
permitido ou inadequado para idade e formação dos alunos;
- Empregar gestos ou
expressões verbais que impliquem insultos ou ameaças a terceiros, incluindo
hostilidade ou imitação mediante o uso de apelidos racistas ou preconceituosos;
- Emitir comentários ou
insinuações de conotação sexual agressiva ou desrespeitosa, ou apresentar qualquer
conduta de natureza sexualmente ofensiva;
- Estimular ou envolver-se em
brigas, manifestar conduta agressiva ou promover brincadeiras que impliquem
risco de ferimentos, mesmo que leves, em qualquer membro da comunidade escolar;
- O aluno poderá ficar fora da
primeira aula se forem frequentes as chegadas tardias ou passando dos cinco
minutos de tolerância;
- Ameaçar, intimidar ou
agredir fisicamente qualquer membro da comunidade escolar;
- Apropriar-se de objetos que
pertencem a outra pessoa, sem a devida autorização ou sob ameaça;
- Incentivar ou participar de
atos de vandalismo que provoquem dano intencional a equipamentos, materiais e
instalações escolares ou a pertences da equipe escolar, estudantes ou
terceiros.
- Ficará proibida a entrada de
carros no espaço escolar que não sejam de funcionários da Escola, SED (permitido somente para carga e descarga de mercadorias e portadores de
necessidades especiais).
0 comentários:
Postar um comentário