Desde
o século XVIII, o jogo já era considerado como um processo natural
que auxiliava no desenvolvimento da criança, além de exercitar a
mente, os sentidos e as aptidões, os jogos também preparavam para
vida em comum e para as relações sociais. Esta proposta de
utilização de jogos está baseada em uma perspectiva de resolução
de problemas, o que, nessa concepção, permite um desenvolvimento
significativo de aprendizagem.
Conclui-se
que as habilidades desenvolvem-se porque, ao jogar, os alunos têm a
oportunidade de resolver problemas, investigar e descobrir a melhor
jogada, refletir e analisar as regras, estabelecendo relações entre
os elementos do jogo e os conceitos matemáticos.
Pensando
nisso a professora Micheli de matemática elaborou com alunos do 7º
01 uma proposta de trabalho com o objetivo de facilitar o
entendimento do conteúdo desenvolvido em sala , introduzindo jogos.
Valorizando uma educação de qualidade, que contribua para
autoestima dos alunos.
Neste
trabalho cada dupla deve elaborar e construir um jogo, envolvendo as
operações de números inteiros com a resolução de problemas,
levando assim os educandos para a construção do conceito de números
positivos e negativo,obedecendo as regras de sinais, desenvolvendo o
raciocínio e a estratégia.
0 comentários:
Postar um comentário